segunda-feira, 27 de abril de 2015

O Objeto Lúdico Perelmaniano - Bases Conceituais



Compreendidas diferentes formas de se produzir um monocórdio, apresentamos a maneira que advogamos para sua utilização em sala de aula. Como Objeto Lúdico Perelmaniano.
Esta é uma proposta de ensino libertária, lúdica, centrada no educando, e ativa que se utiliza objeto incomuns em sala de aula para alcançar seus objetivos. Tem em suas bases os conceitos preconizados nos métodos ativos de educação musical, dentre eles destacamos Émile Jaques-Dalcroze (1965), Zoltán Kodály (1971), Edgar Willems (1969), Carl Orff (1976), Maurice Martenot (1957), Shinichi Suzuki (1994), John Paynter (2002), Ramond Murray Schafer (2001), Jos Wuytack (1994) entre outros. Também nas concepções de Paulo Freire (1998) sobre o protagonismo, liberdade e independência dos educandos para que se construam os conhecimentos. E ainda na ludicidade defendida por Yakov Perelman (1882 – 1942).
Consideramos que as atividades lúdicas são inerentes ao ser humano, e que a ludicidade é parte da base epistemológica humana, desde a pré-história. Sendo que nesta época haviam sinais da ludicidade ligada mais especificamente à cultura, à afetividade e ao lazer. As atividades lúdicas estiveram presentes desde a antiguidade, passando pelos períodos históricos, em cada um deles com objetivos e concepções complementares. (CABRERA, 2006)
A escola atual assemelha-se à um mosteiro, com horários rígidos onde se prega a disciplina e a ordem a qualquer custo, o divertimento foi excluído do aprendizado, o educando não tem a justa oportunidade de experimentar, e buscar a sua forma de construção do conhecimento em nome de uma urgência conteúdista, como compreende por Freire (1998) sem liberdade não há autonomia.
A liberdade de exploração permite que durante o contato, seja saciada a curiosidade, o professor toma postura de provocador, dando condições para que o educando produza a sua inteligência de maneira consciente e espontânea, neste ponto, o lúdico não se trata de mera diversão.

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